segunda-feira, 23 de março de 2009

Ainda as "Certinhas do Lalau"

Sérgio Porto era jornalista, radialista, teatrólogo, humorista, publicista e bancário, pois trabalhava no Banco do Brasil. E ficou famoso sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta e Lalau era o apelido de Stanislaw.
Em 1954 saiu na revista Manchete a lista das "Mulheres Mais Bem Vestidas do Ano", Stanislaw não quis ficar por baixo e inventou a lista das "Mulheres Mais Bem Despidas do Ano". E passou a usar uma expressão ouvida de seu pai — "Olha só que moça mais certa" — e estavam, assim, criadas as "certinhas" do Lalau.
De 1954 a 1968 foram 142 as selecionadas. Dentre outras, podemos citar Aizita Nascimento, Betty Faria, Brigitte Blair, Carmen Verônica, Eloina, Íris Bruzzi, Mara Rúbia, Miriam Pérsia, Norma Bengell, Rose Rondelli, Sônia Mamede e Virgínia Lane.

Certinha do Lalau-1978

Foto do programa "Brasil 78" no qual Maria Cláudia foi eleita uma das certinhas do Lalau no programa dedicado à Stanislaw Ponte Preta. Na foto, da esquerda para a direita em pé: Kate Lyra, Fátima Freire, Alcione Mazzeo, Adele Fátima, Rosemary, Maria Cláudia ao lado de Marlene Silva. Sentada no meio de duas certinhas está Christiane Torloni.


Stanislaw Ponte Preta era de uma absurda irreverência e toda sua obra era carioquíssima e possuía o saboroso tom coloquial do Rio de Janeiro.

Traçou, em 12 palavras, o retrato de uma época , os tais anos dourados nada permissivos, quando o preconceito prevalecia, principalmente em matéria de sexo:

"Se peito de moça fosse buzina, ninguém dormia nos arredores daquela praça". Antes da liberação sexual, as praças e outros cantinhos escuros eram, então, um buzinaço.

O humorista profissional começou a surgir no semanário Comício, excelente escola de descontração do estilo jornalístico, dirigido por Rubem Braga, e Joel Silveira, onde escreviam ainda Clarice Lispector, Millôr Fernandes, Fernando Sabino, Otto Lara Resende e outros.

Um comentário:

  1. Realmente,de 54 a 68 foram 142 as escolhidas.Só que nomes como:Joana D'arc,Zélia Hoffman,Jurema Samio,Angelita Martinez,Não poderiam deixar de ser citados .Grande falha.

    ResponderExcluir